Oi pessoal, já postei falando sobre o arroz preto anteriormente, mas vejo diariamente que as pessoas têm dificuldades em relação a escolha do arroz
Afinal, o que é o arroz?
Afinal, o que é o arroz?
O arroz é composto por três partes: A casca, que representa 22% do volume de cada grão e é composta exclusivamente por fibras e carboidratos. O germe, que compões 8% de cada grão, e é a parte mais nutritiva dele, pois contém proteínas, cinzas, fibras, gorduras e carboidratos. O grão, miolo ou endosperma (amido), é a parte mais consumida do cereal, representa 70% dele, os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas.
O arroz é um alimento isento de glúten e pouco alergênico, , podendo ser utilizado por pessoas com doença celíaca além de ser um dos primeiros alimentos introduzidos na alimentação do bebê.
Existem diferentes tipos de arroz, cada qual com propiedades nutricionais e culinárias destintas.
Tipos de Arroz
Branco Polido: È o arroz do dia a dia, um dos mais nutritivos, fonte de carboidratos e proteínas. È retirado a casca, com isso fica pobre em nutrientes. Mas já existem no mercado versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.
Integral: Por não ser polido, matem uma camada natural de farelo, o que lhe oferece um colorido mais amarelado, textura e sabor diferente. Conserva mais suas propriedades nutricionais (vitaminas do complexo B e sais minerais). Contém 3 vezes mais fibra do que o arroz branco, 5 vezes mais vitamina e 4 vezes mais magnésio. Não é necessário óleo para seu cozimento.
Parboilizado: Esse tipo de arroz passa por um tratamento com água fervente, que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, aumentando o valor nutritivo, concentrando assim as vitaminas do complexo B e os minerais. È pré-cozido, o que lhe da um sabor diferenciado. Quando cozido, fica sempre soltinho e requer menos óleo no cozimento. Seu preparo é mais rápido e conserva-se por mais tempo.
Arroz japonês: Trata-se de um grão curto, curvado e um pouco transparente, contém grande quantidade de amido; mantém sua película e o gérmen, concentrando assim seu valor nutricional. Após o preparo tende a ficar mais macio e cremoso.
Arbóreo: O arroz arbóreo é muito utilizado no preparo de risotos. Seu grão é branco e curto. Ao cozinhar libera muito amido, por isso o risoto fica tão cremoso.
Selvagem: O arroz selvagem, apesar do nome, não é um arroz de verdade, mas um tipo diferente de cereal com menos amido. Trata0se de um grão preto muito longo e fino, com sabor adocicado. Possui grande quantidade de fibras e minerais, como potássio, fósforo, ferro, além de conter proteínas. Na culinária combina com assados.
Negro ou preto: É um arroz de grão curto e meio arrendondado, textura macia, sabor e aroma acastanhados e coloração preta. Contém 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibras, tem menos gordura e menor valor calórico que o integral. È mais rico em compostos fenólicos, antioxidantes que protege a ação dos radicais livres.
Vermelho: O arroz vermelho foi trazido pelos portugueses e plantado no Maranhão. É considerado um dos principais alimentos da dieta nordestina. Apresenta um superioridade nutricional nos níveis de zinco e ferro em sua composição se comparado ao arroz branco e integral.
Arroz indiano: O diferencial do arroz basmati, também chamado, em relação ao branco é o seu gosto mais forte e aroma adocicado, Os níveis nutricionais são praticamente iguais ao do arroz branco, porém pode ser uma opção para diferenciar o cardápio. Seu sabor bastante característico dispensa a adição de temperos durante o preparo.
VARIE O CARDÁPIO DE VEZ EM QUANDO E APROVEITE OS VALORES NUTRICIONAIS DE OUTROS TIPOS DE ARROZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário